Blog

Salt

17-09-2010 23:18

Título Original: Salt

Gênero: Ação

Duração: 100 min

Ano de lançamento: 2010

Direção: Phillip Noyce

Roteiro: Kurt Wimmer

Produção: Lorenzo di Bonaventura e Sunil Perkash

Música: James Newton Howard

Fotografia: Robert Elswit

Direção de Arte: Teresa Carriker-Thayer

Figurino: Sarah Edwards

Edição: Stuart Baird e John Gilroy

Efeitos Especiais: CIS Vancouver / Lola Visual Effects / RhinoFX / Framestore / Hirota Paint Industries / Proof

 

César

Sou fanático pela Angelina Jolie; tanto pela beleza quanto por sua postura como atriz. Mesmo achando que ela atua (isso é óbvio) melhor em outros gêneros de filmes. Vamos dizer que Salt é um Bourne versão feminina. Ela chuta, atira, explode coisas e faz todo o clichê da maioria dos filmes de ação. Não inova muito. O enredo não tarda a desenrolar: em 10 ou 15 minutos de filme a história é apresentada e logo em seguida começa a ação. Ação que decorre uma hora e meia de filme.

Não vou dizer que o filme é ruim, mesmo tendo um desfecho clichê; As cenas de ação são bem construídas. Vou longe e digo que gostei do filme; até achei divertido. Talvez, se não levar o filme a sério, sem muito senso critico e analítico, Salt pode ser um bom entretenimento.

 

Alex

Em poucas palavras, Salt não é bom!

Parece que não se esforçaram nada com a história do filme, simplesmente criaram algo completamente clichê só pra faturar alguma grana, é como se achassem que pra ter sucesso só era necessário fazer um filme de ação com sequências de luta, perseguição, tiros e algumas explosões e como personagem principal uma atriz gostosa e conhecida, porque o filme é só isso mesmo, não tem nada de mais, nada de interessante, nada emociona, é muito fraco!

Salt foi uma decepção pra mim, nem Jolie mostrou uma atuação marcante, foi tudo muito normal, muito "sem sal" pra ser irônico, recomendo que vocês revejam a trilogia Bourne que é muito melhor e mais original e pra quem ainda não viu aluguem! Muito melhor que gastar dinheiro e tempo vendo Salt no cinema.

 

Denise

O que dizer sobre “Salt”? Não sei se seria melhor vê-lo com o Tom Cruise no papel principal ou nessa versão com a Jolie e suas caras e bocas. Acho que não faria tanta diferença, quando o filme não é bom, dificilmente o ator o tornará uma obra prima. O longa não é muito diferente do que estamos acostumados a ver, tendo uma trama meio absurda com ações que realmente só acontecem no cinema.

Mas o maior problema de “Salt” é a impessoalidade. Evelyn Salt era um oficial da CIA acusado de ser uma espiã russa por um desertor soviético da época da Guerra Fria; normalmente o espectador ficaria desconfiado no começo, e como a trama se desenrola rapidamente, descobrimos o verdadeiro papel da personagem. A idéia seria o público se sensibilizar ou se conectar com o herói e torcer pra que tudo dê certo no final. Mas isso não acontece, acho que estavam preocupados em exibi-la demais e deixaram a essência do filme de lado.

 

Exam

01-08-2010 10:40

Exam é uma produção do Reino unido onde 8 candidatos a uma vaga de emprego alcançaram a última etapa e precisam agora apenas responder uma pergunta dentro de 80 minutos, o problema é descobrir qual a pergunta.


Filmes em ambientes fechados não são tão comuns de se ver, e exigem bastante dos atores pois as cenas estão sempre focadas neles, outra caracteristica é ter uma temática forte que segure a história até o final, Exam é um filme assim, muito parecido com Cubo em toda estrutura, um número de pessoas que se veem obrigadas a cooperarem para buscar o objetivo comum a todos, porém neste caso nada é tão óbvio quanto parece, em Cubo todos estão na mesma situação e a solução mais lógica é se juntarem para encontrar uma saída e sobreviver às armadilhas mortais, mas Exam é uma competição, não importa o que aconteça o desejo mais forte será de eliminar a concorrência.


Outra semelhança é o raciocínio empregado por todos para encontrar a solução, diversas reviravoltas são feitas, vários caminhos surgem e a verdade parece nunca ser revelada por completo, nesse ponto o filme também lembra Jogos Mortais como se fosse um daqueles jogos onde a pessoa chega ao ponto de fazer qualquer coisa para alcançar seu objetivo, mesmo que precise matar para isso.


Enfim, é um ótimo filme com ótimos elementos de suspense e um ótimo desenvolver da história, não é massante, não fica chato em nenhum momento, se você gostou do Cubo deve assistir Exam, inclusive as alterações de cor da sala fazem uma alusão ao filme Cubo, é muito interessante ver essa temática em uma situação mais próxima da realidade, afinal muitos já passaram por algum processo seletivo e podem se imaginar o que fariam naquela situação, sem falar que todos os enigmas te prendem na tela a cada segundo, te fazendo prestar atenção em cada informação que é revelada e cada suposição que aparece, sem dúvida alguma é um filme inteligente, para um público que gosta de pensar.


As atuações foram bem fortes, cada personagem conseguiu se expor de uma forma que nos intrigava sobre sua personalidade, os diálogos foram muito bem feitos, o filme todo foi muito bem centrado e todos os recursos bem utilizados, simplesmente ótimo! Recomendo demais para qualquer um que goste de bons filmes!

 

 

Avatar: The Last Airbender

30-07-2010 11:59

Avatar: The Last Airbender é um filme baseado no desenho Avatar: A Lenda de Aang e logo de começo preciso dizer que é uma ótima adaptação, garanto que nenhum fan do desenho se decepcionará vendo o filme. E com toda certeza quem acompanhou todas as aventuras no desenho estará empolgado com o que o filme poderá nos trazer!
A história nos conta uma época de guerra onde a nação do fogo atacou as outras (água, ar, terra) buscando a dominação do mundo, os guerreiros são dobradores de cada nação, dobram fogo, água, ar e terra, onde dobrar quer dizer controlar o determinado elemento, e o único que poderá deter a nação do fogo é o Avatar, aquele capaz de dobrar os 4 elementos. O desenho é repleto de comédia, ação e lutas impressionantes inclusive pelas dobraduras que aumentam a grandiosidade das batalhas.


No filme as dobraduras foram muito bem feitas, os efeitos visuais trouxeram características do desenho para o filme e isso com certeza contou bastante para que a adaptação ficasse assim tão boa; outro fator foi a caracterização, o figurino idêntico ao desenho, todo o ambiente estava bem dentro do mundo de Avatar. As atuações não chegaram a ser fracas mas não chamaram atenção, os personagens que deixaram um pouco a desejar, talvez esteja sendo muito crítico por gostar do anime, mas nenhum personagem tinha uma personalidade igual como era no desenho, talvez por terem cortado uma boa parte da comédia que existe durante a história acabaram mudando a essência dos personagens originais, porém mesmo assim a história continua boa.


Alguns podem achar chato por nao ter tanta luta assim, eu também senti falta disso no filme, e como ainda não colocaram tanta comédia perdeu o equilibrio que existe no desenho quanto a isso, mas isso não chega a estragar o filme, portanto continua uma boa escolha tanto para os fans de Avatar quanto para quem não conhece a história.

 

Richard Kelly

19-06-2010 11:42
 
Com toda certeza Richard Kelly é um cineasta fora dos padrões. Sua filmografia, pequena porém polêmica , conta com três filmes: Donnie darko (2000), Southland Tales (2007) e The Box (2009). Como eu já disse varias vezes, no twitter, MSN e conversas sobre cinema, Richard Kelly, para ter cabeça e imaginação para escrever Donnie darko e southland tales, precisou de muita erva. Só assim.

Em seus três filmes, ele abusa de uma atmosfera confusa, esquizofrênica, paranóica e original. Sempre utilizando do non-sense em seus filmes, Kelly chamou muita atenção da critica, que nem sempre é bem receptiva com seus filmes.

Donnie Darko, seu primeiro filme, dispensa comentários. Levou várias pessoas ao delirio, em 2001, ano de seu lançamento. Eu não encontro maneiras de falar de Donnie darko sem soltar spoilers, portanto, deixo-lhes uma ponta de curiosidade: prepare-se para um coelho gigante, "fim do mundo", viagem no tempo entre outras maluquices que nos levam a um final maravilhoso, digno. Donnie Darko conquistou, e até hoje vem conquistando um publico plausivel.


Já Southland tales não foi bem recebido por ninguém, praticamente. Um dos motivos é o final (e o resto do filme também, vai) que ninguém entendeu. O filme conta com um elenco um tanto heterogêneo, que você não imaginaria ver, juntos, em outro filme. Cada ator tem destaque, não por atuações boas, mas por estarem ali: Temos Dwayne Johnson, Sarah Michelle Gellar, Sean William Scott, Christopher lambert, Justin timberlake (No way!!) e mais uma porrada de atores.
A sinopse é um pouco complicada, lá vai: “Em 2005 um ataque nuclear destrói parte do estado de Texas, o que força o governo americano a intervir com a liberdade de todos os cidadãos. Um grupo revolucionário tenta acabar com a ditadura através da violência. No meio desse caos, durante a comemoração do Dia da Independência de 2008, o prenúncio de um desastre social, econômico e ambiental cruza as vidas de três pessoas: Boxer Santaros, Krysta Now e David Clark. Santaros elabora um roteiro para um filme, que para sua surpresa prediz o que irá acontecer no futuro.” Você deve estar pensado: “Porra, que doidera!”

The box, Southland tales e Donnie darko são os tipos de filmes que você assiste e entende (ou talvez não entenda nada), mas quando assiste denovo, percebe que aquilo que você entendeu não é tudo. E quanto mais você assiste, mais atento aos detalhes cruciais do filme você fica. Agora a sua maior jogada é que no final dos filmes, ele deixa varias idéias do que pode ter acontecido, então são várias as possibilidades de entender oque realmente aconteceu, no final. Resumindo: você não entende nada! rs.

Para os malucos de plantão, os três filmes de Richard Kelly são “must-see”. E para os que ainda tem a cabeça no lugar, preparem-se para uma bomba de confusão da melhor maneira Richard “Kellyana”.

IMDB

The killers -  All these things that I've done. Musica do The killers que toca em Southland tales, quando Justin Timberlake está... doidão (Insano, ein?).
 

Kick-Ass (2010)

09-06-2010 17:07
 
Titulo original: Kick Ass
Gênero: ação
Ano de lançamento: 2010
Duração: 117 min.
Direção: Matthew Vaughn
Roteiro: Jane Goldman, Matthew Vaughn
Elenco: Aaron Johnson (Dave Lizewski)
Nicolas Cage, Clark Duke, Lyndsy Fonseca
Christopher Mintz-Plasse, Chloe Moretz
Fotografia: Ben Davis
Trilha Sonora: Ilan Eshkeri

André
Gostei muito do filme! É divertido, anárquico e bem diferente das histórias convencionais de super heróis. Li um pouco a respeito antes de conferir o filme e achei uma entrevista do diretor Matthew Vaughn. Ele preferiu trabalhar com a escassez de recursos a deixar que as grandes produtoras colocassem a mão na obra tornando-a algo moralista como as tantas que temos por aí.
Kick-ass é um filme politicamente incorreto. Trata-se de uma história de vingança. Tem muito palavrão, muita violência. O que mais espanta é que uma garotinha linda de 12 anos é a responsável pelas cenas mais sanguinárias do filme, rs. Isso tá dando o que falar lá fora...
O super hérói que dá nome ao longa é Dave, um menino retraído e que tem dificuldade de lidar com a invisibilidade e impopularidade no colégio. Ele decide se tornar um super herói. Com uma roupa extremente piegas, surge o Kick-ass. O menino não é bem sucedido no que propõe fazer. Corajoso ele até era, porém o que sobrava mesmo era vontade de dar conta do recado. Esse herói atrapalhado fica no meio de um verdadeiro fogo cruzado entre um ex-policial e um perigoso traficante de drogas. Desventuras em série marcam a saga dele e dos outros três super heróis que surgem posteriormente.
Mas o filme não é só violência! O universo adolescente é muito bem explorado pelo diretor do longa. O autruísmo é outro ponto que caracteriza e enobrece o personagem principal.

César
Só não vou dizer que Kick-ass é minha adaptação preferida, por que quem reina esse posto é Watchmen. Enfim, o filme é muito bom. Tanto que recebeu uma nota muito razoavel no imdb e ja entro no famoso "top 250".
Como o André ja citou acima, kick-ass é o nome de um garoto, que enjoado de ver tanta violência por todo canto, resolve fazer uma roupa de super-herói e sair combater o crime. Bom, o resto é spoiler.
Temos a angelical Chloe Moretz (500 days of summer) no papel da sanguinaria Hit Girl, protagonista das cenas mais violentas do filme. Papel que Chloe interpretou muito bem,a propósito. Vamos dizer que é um pouco perturbador, uma garota de 12 anos que chega atirando, passando a espada em todo mundo, e ainda sai como se nada tivesse acontecido. Mas no fim, percebemos que , a maioria das pessoas que estão vendo kick-ass, querem ver essas cenas. Enfim, você que é mãe e pensou em levar o filho, no fim de semana, pra ver um filme no cinema, pense duas vezes antes de entrar na sala de kick-ass.
A parte técnica do filme é perfeita; Fotografia, trilha e elenco incriveis. Vale muito a pena ver o/
 
Alex
Kick-Ass foi tudo e até mais do que eu esperava, ótimas cenas de luta especialmente as da Hit Girl que demonstrou também ser uma ótima atriz! Porém a cena de luta mais F#d@ do filme todo e que na minha opinião ilustra perfeitamente o super herói principal da história é a do video gravado no celular do Kick-Ass lutando pra proteger um desconhecido, mais impressionante do que ver a Hit Girl detonar todo mundo é ver Kick-Ass metendo a porrada e levando porrada ao mesmo tempo! E sem recuar!! Pra mim a melhor cena do filme..
Os personagens não poderiam ser melhores, toda a temática por que passam, a injustiça que muitos presenciam e não fazem nada, a vontade de fazer a diferença, ser alguém, foi tudo muito bem abordado e representado pelos jovens nerds, além do drama enfrentado pela Hit Girl e Big Daddy e sua busca por vingança, enfim.. é perfeito! Sem falar na fotografia que na minha opinião estava impecável!
Kick-Ass é a prova de que fazer algo original é possível se você quiser, parabéns a Matthew Vaughn por ter protegido sua obra dos assassinos do cinema que só pensam em lucro, e em qualquer momento que pensar em ver algum filme.. Kick-Ass será sempre uma ótima escolha!!

Denise
Apesar de ser um filme sobre super heróis, gênero já um pouco saturado, Kick Ass nos supreende o tempo todo. Dave Lizewski (Aaron Johnson) é o típico adolescente nerd, que é apaixonado pela garota mais bonita da escola e vive num ambiente onde nada de muito interessante acontece. Do outro lado, temos a "carinha de anjo" (nem tanto) Hit Girl, de apensas 11 anos, que combate o crime como gente grande, junto com seu pai, Big Daddy (Nicolas Cage). O diferencial de Kick Ass está nos personagens, não pelo desempenho dos atores, mas por eles possuirem uma personalidade/idade/tamanho completamente opostos aos heróis que conhecemos (com exceção do Peter Parker rs). Eles fogem do esteriótipo de durão, ágil e inteligente! Dave, por exemplo, é bastante destemido diante de situações perigosas, mesmo não tendo "super poderes" e sabendo de sua inferioridade em relação ao adversário. Hit Girl roubava as cenas sempre que aparecia, uma assassina impiedosa, sanguinária e madura, de 11 ANOS!!
Ouso dizer que Kick Ass é bem melhor que muitos blockbusters por aí, valeu muito a pena!

 

Geometria (1987)

07-06-2010 19:08
 

Curta do incrivel Guillermo del Toro (Labirinto do fauno). O enredo gira em torno de um menino que,
cansado de reprovar em geometria, invoca um demonio para ajuda-lo.

Desculpem pela qualidade do video.

 

1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>

Parcerias

 

Espaço para expor links e criar laços.

LISTA DE 10
Blog do nosso querido amigo @armando_bm
listas de 10

SESSÕES DE CINEMA
@sessoes
sessoes de cinema

CINE-PHYLUM  - A evolução da espécie
@CinePhylum 
cinephylum

VORTEX OF SENSES - Onde a vida encontra a arte
@Carlos_Cesare
thevortexofsenses


PSICOLOGIA COM PIPOCA  - A Mistura do cinema com a psicologia
@psicocompipoca
psicologiacompipoca

Salon Dú Cinéma
@c_esar
salonducinema