"Viajo porque preciso..."

04-03-2010 06:59
 
"Viajo porque preciso, volto porque te amo"

O sertão sempre foi uma temática na arte brasileira. Na música, literatura, artes plásticas, na poesia. Sempre existe a caatinga. Quase sempre igual em dores e desabores. No cinema não seria diferente.
Desde "Os Fuzis", "Vidas Secas", "Deus e o Diabo na terra do sol" e o vencedor de Cannes, "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" (a.k.a. "Antônio das Mortes"), até uma veia cômica no sertão, encontrada de um modo delicioso, por exemplo em "Narradores de Javé".
 
Eu tenho sangue nordestino e uma paixão enorme pela cultura de lá, gosto de modo descarado. Mas do mesmo modo posso dizer, um dos filmes que menos vontade de assistir era o mais "pulava" da programação até meus olhos, durante o ultimo festival do Rio de cinema.
"Viajo porque preciso, volto porque te amo" é um titulo horrendo. Ainda mais se estamos falando de um dos mais bonitos filmes com essa temática dos últimos anos.
 
O primeiro grande êxito do longa está nos créditos a - bela e premiadissima - direção dupla por dois fantasticos artistas: Marcelo Gomes ("Cinema, Aspirinas e Urubus") e Karim Aïnouz ("O céu de Suely").
Em seguida vale notar que a trama é simples e até clichê desamor e ter que sair de casa, no caso, um viagem à trabalho, mas que para a estética buscada é perfeita.
O filme se passa como se o protagonista estivesse filmando as cenas, não temos muito contato além da voz - que nos guia a trama em meio a memórias e pensamentos. Tudo isso enquanto viajamos por um NE mais morto e muito mais vivo do que vemos na arte e na mídia.
 
É quase impossível não colocar suas lembranças misturadas às lembranças de José Renato. E quase impossível não se comover nesse filme que é uma grande mistura de ficção e documentário, de arte e antropologia.
 
É o filme nacional imperdível do ano.
 
 

Parcerias

 

Espaço para expor links e criar laços.

LISTA DE 10
Blog do nosso querido amigo @armando_bm
listas de 10

SESSÕES DE CINEMA
@sessoes
sessoes de cinema

CINE-PHYLUM  - A evolução da espécie
@CinePhylum 
cinephylum

VORTEX OF SENSES - Onde a vida encontra a arte
@Carlos_Cesare
thevortexofsenses


PSICOLOGIA COM PIPOCA  - A Mistura do cinema com a psicologia
@psicocompipoca
psicologiacompipoca

Salon Dú Cinéma
@c_esar
salonducinema