Mother - A Busca Pela Verdade

01-04-2010 16:09

(Madeo, Coréia, 2009) 

Como vocês já sabem, o Daniel Corrêa, responsável pela coluna 'cinema nacional', não vai poder colaborar com o cubo crítico por alguns meses. Para o blog não ficar defasado, convidamos o André Martins para nos ajudar. Coluna: Filme estrangeiro! Enjoy :)

Numa pequena e pacata cidade coreana um crime irrompe com a rotina de sossego da comunidade local. Uma jovem é covardemente morta, e seu corpo é abandonado no cercado do terraço de uma velha construção. Todos os indícios levam a polícia, já desacostumada a lidar com assassinatos, a um único culpado, Do-Joon (Won Bin) um jovem com disfunções mentais que perambulava pela cidade na companhia de um amigo de caráter um tanto quanto duvidoso. A ineficiência das autoridades locais na investigação do caso faz com que a personagem de Kim Hye-ja, uma mãe amorosa e extremamente zelosa, vá , ela mesma, em busca das evidências que pudessem livrar o filho da cadeia.

Numa verdadeira saga pela verdade, a mãe frágil e simples dá espaço para a emergência de uma mulher dona de uma força monstruosa, de um amor febril e voraz e uma certeza incontestável. O filme tem muitos atributos. O roteiro foi muito bem costurado, é de colocar inveja em qualquer roteirista bem sucedido nos filmes do gênero suspense. A direção firme de Bong Joon-ho conduz a trama a um final excepcional. A dupla de atores principais, Hye-ja e Bin, fazem um trabalho magnífico e irretocável. Para finalizar, quero chamar a atenção para a qualidade das cenas onde o suspense é empregado. A cena da garrafa é de fazer qualquer filho de Deus prender o ar nos pulmões.

Não foi atoa que o filme levou três prêmios no Asian Film Awards, principal premiação do cinema asiático. Foram eles: melhor filme, roteiro e atriz.

"Mother" é aquele tipo de filme que te leva a lugares que nunca queremos ir e desperta (ao menos despertou em mim) sentimentos contraditórios. Um belo filme, cujo final me deixou perplexo. Esse é um dos representantes do cinema estrangeiro que me fizeram acreditar que Hollywood tomou um verdadeiro banho do resto do mundo no ano passado.

 

 Título Original: Madeo
Gênero: Drama
Ano de lançamento: 2009
Duração: 128 minutos
Diretor: Bong Joon-ho
Produção: Choi Jae-Won, Park Tae-joon, Seu Woo-sik
Roteiro: Park Eun-kyo, Bong Joon-ho, Park Wun-kyo
Fotografia: Hong Kyung-Pyo
Trilha Sonora: Lee Byeong-woo
Elenco: Won Bin, Kim Hye-ja, Jin Ku.

 

Parcerias

 

Espaço para expor links e criar laços.

LISTA DE 10
Blog do nosso querido amigo @armando_bm
listas de 10

SESSÕES DE CINEMA
@sessoes
sessoes de cinema

CINE-PHYLUM  - A evolução da espécie
@CinePhylum 
cinephylum

VORTEX OF SENSES - Onde a vida encontra a arte
@Carlos_Cesare
thevortexofsenses


PSICOLOGIA COM PIPOCA  - A Mistura do cinema com a psicologia
@psicocompipoca
psicologiacompipoca

Salon Dú Cinéma
@c_esar
salonducinema