Mary e Max (2009)

30-05-2010 18:42
 
Título Original: Mary and Max
Gênero: Animação
Duração: 80 min
Ano de Lançamento: 2009
Direção: Adam Elliott
Roteiro: Adam Elliott
Produção: Melanie Coombs
Música: Dale Cornelius
Fotografia: Gerald Thompson
Direção de Arte: Craig Fison
Edição: Bill Murphy
Elenco: Toni Collette, Philip Seymour Hoffman (vozes)

Esse mês, a coluna "Quatro análises" vai ser mais utilizada que as outras, devido a quantidade de ótimos filmes que vão ser lançados no cinema.



César
Melancólica, depressiva, irônica, porém bonita, Mary and Max mostra um novo rumo para as animações adultas. Sua bela fotografia, detalhes bem construidos e trilha sonora perfeitamente ajustada para casos alternados na história, só trazem mais emoção ao filme. Tirando os assuntos pesados que são mostrados, o filme tambem mostra o valor da amizade, o que é o ápice da animação.
Traçando tragédia com pitadas de sarcasmo, Mary and Max é o tipo de animação que não podemos deixar de ver.

André
Fazia tempo que não assistia a algo tão emocionante. Na verdade faltam até palavras para falar desta fantástica realização. É impressionante como em "Mary and Max" tudo funciona tão harmoniosamente. A história de amizade entre uma australiana de 8 anos e um velho nova-iorquinho de 44 é profunda, sensível e ardente, como a vida.
Com doses certas de drama e comédia a animação trata de questões delicadas como por exemplo, as debilidades psíquicas, a homossexualidade, o abandono e, principalmente, a solidão.
"Mary e Max" que é baseado em uma história real, é uma das tantas obras do gênero que confirmam a ideia de que a animação nada mais é que uma técnica diferenciada empregada para contar uma história, o que desconstrói a idéia de inferioridade que está, muitas vezes, a ela vinculada (absurdo!).
Indico a todos! Com certeza um dos melhores filmes de 2009. O melhor do gênero!
PS: lenços poderão ser úteis.

Alex
Com um clima bem depressivo desde o início, Mary e Max é uma história sobre amizade, sobre sentimentos em um mundo sem cor; baseado em uma história real, o que lhe faz ficar ainda mais impressionado durante o decorrer do filme, esta animação apesar de triste, consegue buscar o humor em diversas situações, apresenta cenas bonitas que te fazem sorrir assim como as que te fazem chorar, é meio um carrosel de emoções onde você não sabe se terá um final feliz ou trágico.
O filme mostra um lado muito real do nosso cotidiano, e explora muito bem os sentimentos de personagens com conflitos que muitos de nós temos, afinal amizade sincera é algo que todos buscam; Quanto a parte técnica, o estilo em que as cenas foram feitas e a fotografia são perfeitas, deixa a produção com um jeito único, bem dentro de sua própria atmosfera.
Melhor animação que já vi! Emociona, diverte, faz pensar, e no meu caso me identifiquei bastante com a história, acredito que o mesmo acontecerá com muitos. Óti o fil e.
"Deus nos deu os parentes. Graças a Deus podemos escolher nossos amigos"

Denise
Eu entendo que Mary e Max é cercado de melancolia, e a história, conduzida de uma maneira bem leve, com momentos engraçados até, pode ser analisada de uma forma mais "otimista". Apesar da solidão em que a menina de 8 anos e seu "amigo de correspondência" vivem, é possível ver no simples esforço deles, o desejo de se abrir para o mundo e se tornarem presentes. Antes de se entregar para o vizinho gago, ou de encarar o pestinha da escola, você precisa aprender a lidar com seus defeitos e amar você mesmo em primeiro lugar.
Mary e Max dramatiza a importância da amizade de uma forma bem tocante e realista, e como o André bem disse, lenços poderão ser úteis. Direção de arte impecável, trilha belíssima, definitivamente uma das melhores animações que eu já vi!

 

Parcerias

 

Espaço para expor links e criar laços.

LISTA DE 10
Blog do nosso querido amigo @armando_bm
listas de 10

SESSÕES DE CINEMA
@sessoes
sessoes de cinema

CINE-PHYLUM  - A evolução da espécie
@CinePhylum 
cinephylum

VORTEX OF SENSES - Onde a vida encontra a arte
@Carlos_Cesare
thevortexofsenses


PSICOLOGIA COM PIPOCA  - A Mistura do cinema com a psicologia
@psicocompipoca
psicologiacompipoca

Salon Dú Cinéma
@c_esar
salonducinema