Sede de Sangue (Thirst, 2009)

23-04-2010 16:02
 
A simples sinopse do filme é capaz de deixar qualquer um interessado: Um padre que se importava muito com a vida das pessoas se oferece como cobaia na busca por uma cura de um vírus, o experimento não dá certo mas ao invés do padre morrer, ele sobrevive por ter recebido sangue de vampiro (imagino que vampiro doaria sangue, mas...) e a partir daí ele se encontra em um dilema ético sobre como continuar vivendo sem matar pessoas, sendo que se parar de beber sangue a doença volta e ele morre!
Pra deixar ainda mais bizarro toda a história o padre se vê em um romance doentio com a mulher de seu amigo! Bom, não se podia esperar nada menos do diretor de Oldboy.

Pra começar eu queria já deixar claro que o post é sobre filmes que recebem a classificação "terror" portanto vão existir casos, como este, em que o filme na verdade não é de terror! Só porque falam de vampiros não é motivo para ser terror, do mesmo jeito que Crepúsculo é só um romance, este é só um drama.

Com relação aos vampiros, o filme mantém suas habilidades mais básicas, mas isso não chega a ser muito explorado até porque a história é sobre o dilema enfrentado pelo padre ao se ver obrigado a tomar atitudes contrárias aos seus ideais, Só leia esta parte se já viu o filme: (MOMENTO SPOILER - desde o começo ele mostra sua idéia de que suicídio é uma passagem direta para o inferno, e mesmo assim, após tudo o que ocorre no filme ele prefere se matar do que continuar tirando vidas, causando a morte de mais inocentes.).

Roteiro, Direção e Atuação perfeitos, porém para aqueles que esperam um filme de terror, nao vejam, vão se decepcionar e muito, o filme é um drama, não esperem nada além de um drama.
A História não é apenas boa, ela foi muito bem desenvolvida, a narrativa pode parecer meio lenta mas vale a pena apreciar seu crescimento, e a mudança de caráter dos personagens enfrentando seus conflitos pessoais, tudo contado com belíssimas cenas, ótimos diálogos, e a fotografia também perfeita, o ambiente sombrio é mantido por todo o filme.
Chan-Wook Park só pode ser muito insano pra pensar nessas coisas, tema completamente original e doentio, bem seu estilo; e por existirem algumas comparações quanto à história de Crepúsculo, vou fazer uma comparação técnica, enquanto um foi feito voltado para um determinado público, inclusive até alterando características típicas de um vampiro, o coreano volta a história para onde existe maior peso: o conflito para sobreviver sem ir contra seus princípios, todo o resto é usado para formar os personagens, o roteiro é sobre esse conflito que após se tornar um vampiro o padre parece entrar em um caminho sem volta, onde o que ele mais preza é desvalorizado.
Quanto a atuação quero destacar as cenas entre Tae-joo (Kim Ok-vin) e o padre (Song Kang-ho) sempre muito intensas e insanas, fizeram um trabalho excelente mostrando esse amor doentio, como se a situação deles já não fosse bizarra o suficiente.

Se você gosta de terror ou é fan de Crepúsculo, não veja, o filme é um drama! Se é fan de Oldboy e odeia Crepúsculo, este é o seu filme. Para quem aprecia o trabalho deste diretor ou a parte técnica dos filmes, esta é uma excelente escolha!

 

 

Acabei vendo este filme por estar na procura de um terror de outro continente, mas é quase impossível, tanto que tive que me conformar com este para o post, que nem é terror de verdade, enfim, fica aqui a sugestão de alguns filmes que gostaria de ver, caso vocês tenham a sorte de encontrar acho que vale a pena assistir:

(Segue os links com seus respectivos trailers)
Tucker & Dale vs Evil do Canadá
La Horde da França
The Exam do Reino Unido

Parcerias

 

Espaço para expor links e criar laços.

LISTA DE 10
Blog do nosso querido amigo @armando_bm
listas de 10

SESSÕES DE CINEMA
@sessoes
sessoes de cinema

CINE-PHYLUM  - A evolução da espécie
@CinePhylum 
cinephylum

VORTEX OF SENSES - Onde a vida encontra a arte
@Carlos_Cesare
thevortexofsenses


PSICOLOGIA COM PIPOCA  - A Mistura do cinema com a psicologia
@psicocompipoca
psicologiacompipoca

Salon Dú Cinéma
@c_esar
salonducinema